sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ana K Supergigante Pessoa e os seus leitores

















Por muita imaginação que tenha (e por muitas visitas que já tenha feito), sempre que um autor transpõe o portão de uma escola não é capaz de adivinhar o que se passará lá dentro. Quando o convite parte da escola, dos professores ou dos próprios alunos, os encontros são quase sempre felizes. O trabalho prévio a partir dos livros, que não passa necessariamente por um estudo "escolar" das obras, mas muitas vezes apenas pelo puro prazer da leitura e da partilha, dá origem a uma curiosidade com verdadeiros super poderes.




















Foi o que aconteceu esta semana nas escolas por onde passou Ana Pessoa, onde os alunos arriscaram ir além das perguntas mais ou menos da praxe que se fazem nestas ocasiões, para expor os seus pontos de vista como leitores e também as suas experiências e dificuldades quando são eles próprios chamados a escrever. 































Hoje, na escola profissional ASAS, no centro de Lisboa, Ana Pessoa foi de novo surpreendida. Desafiados pelo professor da disciplina de Sociologia, os alunos do Curso de Animação Cultural prepararam um espetáculo a partir do livro Supergigante, fazendo subir ao palco um Edgar desdobrado em muitas vozes.
E, claro, depois dessa fantástica visão de um Edgar ofegante e multiplicado por vinte, a manhã só poderia dar para muitos quilómetros de conversa...

............
Amanhã, sábado, dia 30/11, às 16.ooh, Ana Pessoa despede-se dos leitores (até à próxima), com um encontro informal na Biblioteca Municipal de Cascais, Casa da Horta (ali mesmo ao lado do mercado de Cascais). Vão até lá e façam-lhe perguntas. Com as perguntas dos leitores pode nascer uma boa conversa.

Sem comentários: