terça-feira, 3 de julho de 2012

Lançamento Karateka


 

Foi na 5.ª feira passada, no belo edifício da Gulbenkian, que decorreu a cerimónia de apresentação das obras vencedoras do Prémio Branquinho da Fonseca 2011, entre elas O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca (já conhecido por "livro karateka", "karaté kid em versão feminina" e também "obra que vai deixar os leitores KO").

 
Depois dos discursos do Prof. Marçal Grilo (em representação da Gulbenkian), de Henrique Monteiro (do Expresso) e da apresentação do livro vencedor da modalidade infantil, lá fomos nós.
Falámos um pouco sobre como foi construir este livro: Ana Pessoa explicou que, apesar das semelhanças biográficas com a protagonista (também ela foi praticante de karaté durante vários anos e frequentou um colégio católico), não considera o seu texto autobiográfico. Mas, é claro, depois de conhecermos melhor a autora e respetiva personagem, percebemos facilmente que Ana e N (14 anos, quase 15) têm muitas outras coisas em comum, entre elas um sentido de humor muito particular.

 
Ainda sobre o processo de construção: apesar de trabalharmos à distância (Ana Pessoa vive em Bruxelas), conseguimos planear, discutir e alterar em conjunto cada detalhe do livro e sempre que abrimos uma mensagem de Bruxelas (quase sempre nós com sol, a Ana com chuva), rimos à gargalhada com as peripécias da nossa autora-emigrante (volta Ana!).

Só um parêntesis: tanto Henrique Monteiro como Marçal Grilo contaram como foram marcantes os livros que leram durante a infância. HM disse ainda que um bom livro é um bom livro, independentemente do público a que se destina e que é até um pouco redutor classificar como livros para a infância obras como Alice no País das Maravilhas ou A Ilha do Tesouro

Concordamos e já agora acrescentamos: apesar de ter como protagonista uma adolescente, O Caderno da Rapariga Karateca não é apenas um livro para adolescentes. É um bom livro e como todos os bons livros destina-se a leitores de todas as idades. 

Amanhã, 4.ª feira, vamos oferecer 7 exemplares aos nossos leitores. Mantenham-se atentos ao Passatempo Karateka (para cinturões amarelos, verdes, castanhos e de todas as cores).

2 comentários:

pessoana disse...

Uau!
Esse livro deve ser espectacular!
Vou ganhar!

esgana disse...

Eu sou um jovem de 29 anos que acabou de ler o livro e está seriamente a pensar seguir a sugestão da Ana Pessoa e reler a obra de trás para a frente!